IV SEAD - 2009
PAINEIS
Histórias de aprendizagem de línguas estrangeiras: o foco nos afetos
Adriana Barboza Cardoso (UFPel)
Relação entre línguas: a língua portuguesa no interior de uma heterogeneidade linguística
Adriana da Silva (UFSCar)
O projeto político pedagógico: espaço de uma formação discursiva própria da escola?
Adriana Fernandes (UFSM)
Funcionamento da autoria e os efeitos de memória no processo discursivo de reformulação de livros
Adriana Pozzani de La Vielle e Silva (UFRGS)
Uma leitura enunciativo/discursiva de textos da política Nacional da Igualdade Racial (PNIR): na tensão da reescritura
Águeda Aparecida da Cruz Borges (UNICAMP /UNEMAT/UFMT)
Brasileiros entre línguas: efeitos de memória discursivas
Aline Pegoraro (UNIPAMPA)
Discurso religioso quinhentista e silêncio
Ana Cristina Opitz (UFRGS)
A memória da terra, a memória da liberdade
Ana Josefina Ferrari (UFPR)
Desvelando discursos no projeto avançar
Ana Maria Gama Florencio (UFAL)
Línguas, significação e sentido: uma questão de acontecimento
André Stefferson Martins Stahlhauer (UFSCar)
Desvelando discursos no projeto avançar
Andréa Giordanna Araujo da Silva (UFAL)
Discurso e leitura na avaliação educacional
Andressa Peres Teixeira (UFJF)
O corpo-produto perfeito: estratégias discursivas de beleza da revista Nova
Anelise Rublescki (UFRGS)
A interpretação e o tensionamento da memória pela memória no discurso jurídico
Angela Maria Plath da Costa (UFRGS)
O discurso petista em seus documentos oficiais: memória e ethos
Bianca Baptista da Silva (UERJ)
Divulgação científica na revista nova escola: uma boa "fórmula" para ensinar
Bianca Benini Moézia de Lima (UFU)
Psicanálise do discurso: até onde podemos ir com a noção de sujeito lacaniano?
Bruno Molina Turra (USP)
Democracia no discurso de Lula sob o olhar da AD
Cândida de Oliveira (UNIJUÍ)
Memória e verdade nas distopias literárias
Carolina Dantas de Figueiredo (UFPE)
Análise do discurso e Direito: considerações acerca dos depoimentos testemunhais do/no processo penal
Carolina Salbego Lisowski (UFSM)
O processo de reescritura em imagens
Carolina Fernandes (UFRGS)
A constituição dos estudos sobre a linguagem nos anos 50 a partir da articulação entre a língua e a história
Caroline Mallmann Schneiders (UFSM)
Sobre nós mesmos: as concepções de linguagem no discurso de professores de língua estrangeira em formação
Cíntia Azambuja (UFPEL)
Orientadora: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro
Os sentidos das palavras portuñol/portunhol e spanglish/espaninglês no ciberespaço
Claudia Freitas Reis (UNICAMP)
A formação do projeto teórico de Michel Pêcheux: de uma teoria geral das ideologias à Análise do discurso
Claudiana Nair Pothin Narzetti (UNESP/FAPEAM)
Os mecanismos discursivos e a construção dos sentidos no caso da reserva indígena Raposa Serra do Sol
Cristina Cattaneo da Silveira (UFRGS)
Efeitos ideológicos de sentido do discurso de um sujeito mãe
Cynara Maria Andrade Telles (UFSCar)
Sujeito-leitor e sujeito-autor: imagens que se revelam no discurso dicionarístico
Daiane da Silva Delevati (UFSM)
Orientadora: Verli Petri
Definição, descrição e nomeação em dicionários do século XIX
Daiane Siveris (UFSM)
Orientadora: Verli Petri
Discurso e leitura na avaliação educacional
Daniela Werneck Ladeira Réche (UFJF)
A materialização dos processos de leitura e de interpretação na Internet: autoria ou reprodução do mesmo?
Dulce Beatriz Mendes Lassen (UFRGS)
A educação como palco de confrontos: o debate sobre as escolas itinerantes do MST
Elisa Marchioro Stumpf (UFRGS)
A relação sujeito-automóvel e o dizer dos adesivos: uma análise discursiva
Elisane Pinto da Silva Machado de Lima (UCPEL)
Orientadora: Aracy Ernst-Pereira
As entrelinhas do atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual intrafamiliar
Elizângela Patrício da Silva (UFAL)
Orientadora: Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante
A língua: causa do que falha na escrita do Beatnik pós-moderno
Elzira Yoko Uyeno (Unitau)
Brasileiros entre línguas: efeitos de memória discursivas
Ester Dias de Barros (UNIPAMPA)
O discurso sobre o ensino da língua hebraica nas escolas comunitárias de São Paulo
Esther Szuchman (USP)
Ato institucional número 5: ditos e silenciados do mais violento dos decretos
Eudes da Silva Santos (UFAL)
O processo de (re) nomeação do transexual a partir da dimensão discursiva do seu lugar social
Fátima Catarina Fernandes (UFSCar/SEE-SP)
Dizeres do cordel: a formulação das questões sócio-históricas nos folhetos nordestinos
Fernanda Moraes D`Olivo (UNICAMP)
A forma-sujeito do/no discurso no processo metafórico de construção de sentidos do nome "português" na Argentina
Gabriel Leopoldino dos Santos (UNICAMP)
A voz de professores readaptados em bibliotecas escolares: na rede de sentidos
Gabriela Gimenez Faustino (USP)
Orientadora: Lucília Maria Sousa Romão
O efeito começo e o efeito fecho na narrativa escolar
Gabriela Mattos Cardoso (UFRGS)
Relações entre Estado e educação
Gabriela Mattos Cardoso (UFRGS)
Orientadora: Freda Indursky
Sobre a impossibilidade da assunção da autoria na escola: da repetição formal ao repetível histórico na aula de língua inglesa
Giovani Forgiarini Aiub (UFRGS)
A crônica em muiltimeios: materialidades discursivas na contemporaneidade
Giovanna G. Benedetto Flores (UNICAMP/UNISUL)
O funcionamento da negação na discursivização de uma enciclopédia on-line
Gláucia da Silva Henge (UFRGS)
O processo tradutório sob o olhar da Análise do discurso
Graciele Turchetti de Oliveira Denardi (UFSM)
Que vozes falam nas bibliotecas denominadas alternativas?
Gustavo Grandini Bastos (USP)
Orientadora: Lucília Maria Sousa Romão
Memória, arquivo e gênero do discurso: reflexões acerca da reconstrução da história.
Hélio Márcio Pajeú (UFSCar)
Discurso, mídia e resistência: a constituição de uma identidade de esquerda durante a ditadura militar brasileira.
Israel de Sá (UFSCar)
A representação do sujeito aprendiz de língua estrangeira em instrumentos linguísticos de efeito midiático
Ivanise Jurach (UFSM)
A responsividade no discurso do suspeito: evidências da entrevista do casal Nardoni ao Fantástico
Jael Sânera Sigales Gonçalves (UCPEL)
Discursivizações sobre Ayrton Senna: o acirramento da brasilidade
João de Deus Leite (UFU)
Aspectos da emergência da AD no Brasil
João Marcos Mateus Kogawa (UNESP)
Memória e interdiscurso: análise de materialidade discursiva em exames nacionais
Jocenilson Ribeiro dos Santos (UFSCar)
Análise discursiva das legendas e fotografias do jornal Brasil de Fato
Jonathan Raphael Bertassi da Silva (USP)
Uma análise do discurso humorístico de South Park
José Sterza Justo (UNESP)
Orientadora: Lucília Maria Sousa Romão
Memória discursiva e memória da língua: sua funcionalidade no discurso de um descendente de imigrantes italianos
Juciane Ferigolo (UFSM)
Título: um lugar de representação do saber
Juciele Pereira Dias (UFSM)
Memória, história e “corrupção”: uma designação a partir da língua erudita no relatório final da CPMI dos Correios
Julio Cesar Machado (UFSCar)
As entrelinhas do atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual intrafamiliar
Lidiane dos Santos Barbosa (UFAL)
Discurso jurídico penal no Brasil: crime, memória, poder
Lucas do Nascimento (UFSCar)
Concepções de leitura para Análise de discurso
Lucas Martins Flores (UFSM)
Orientadora: Verli Fátima Petri da Silveira
Sobre nós mesmos: as concepções de linguagem no discurso de professores de língua estrangeira em formação
Lúcia Pereira (UFPEL)
A mulher sob o olhar de Arnaldo Jabor - uma análise de discurso
Luciano Luiz Araújo (UFAL)
Histórias de aprendizagem de línguas estrangeiras: o foco nos afetos
Luciene Santos (UFPel)
Orientadora: Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro
A biblioteca escolar nas teias do discurso eletrônico
Lucília Maria Sousa Romão (USP)
Efeitos ideológicos de sentido do discurso de um sujeito mãe
Lucília Maria Sousa Romão (USP/UFSCar)
A biblioteca escolar nas teias do discurso eletrônico
Ludmila Ferrarezi (USP)
Que vozes falam nas bibliotecas denominadas alternativas?
Ludmila Tatiane Rodrigues de Almeida (USP)
O texto jornalístico em sala de aula: uma proposta de leitura e reflexão
Magda Regina Lourenço Cyrre (UNISINOS)
O esquecimento do cinematográfico diante da simultaneidade do fílmico
Mara Salla (UNISUL)
A língua na gramática de Rocha Lima
Marcia Ione Surdi (UFSM/UNICHAPECÓ)
“A escola que eu quero pra mim”
Maria Abadia de Sousa (UFG)
O histórico dos enunciados de caminhão
Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita (UEMA)
Acontecimento discursivo, memória e efeitos de sentido
Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB)
Moderna gramática brasileira: a sintaxe como lugar de embate entre o político e o científico
Maria Iraci Sousa Costa (UFSM)
Orientadora: Amanda Scherer
“Zona Norte?!...”: sentido, silêncio, interdito e pontuação
Maria Teresa Martins (UNESP)
Feminismo na Argentina dos anos 1970: um perigo para as filhas da pátria
Mariana Jafet Cestari (UNICAMP)
Sujeito e autoria: entre a unidade e a dispersão o efeito de fechamento
Mariele Zawierucka Bressan (UPF)
Contribuições do conceito de identificação imaginária lacaniana para a Análise do discurso
Mário Rafael Yudi Fukue (UPF)
A exclusão como efeito de sentido da inclusão digital
Maristela Cury Sarian (UNICAMP)
Sujeito-leitor e sujeito-autor: imagens que se revelam no discurso dicionarístico
Martina da Silva Schaedler(UFSM)
Uma análise do discurso humorístico de South Park
Mateus Pranzetti Paul Gruda (UNESP)
Legislativo de AL: ditos e silenciados no desfecho de uma greve de servidores
Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel (UFAL)
Efeitos ideológicos de sentido do discurso de um sujeito mãe
Nádea Regina Gaspar (UFSCar)
O discurso artistico da/na produção audiovisual: um estudo da materialidade contemporânea
Nádia Régia Maffi Neckel (UNICAMP/UnC)
Ato institucional número 5: ditos e silenciados do mais violento dos decretos
Natália Santos Freitas (UFAL)
Definição, descrição e nomeação em dicionários do século XIX
Nina Rosa Licht Rodrigues (UFSM)
As dualidades belo/bem e feio/mal na construção discursiva do Saci-pererê em Monteiro Lobato
Patrícia de Oliveira Pereira Lima (UCPel)
“Povo” no discurso de Lula: uma palavra, diferentes sentidos
Paula Daniele Pavan (UNIJUÍ)
Orientadora: Ercília Ana Cazarin
O efeito começo e o efeito fecho na narrativa escolar
Raquel Leão Luz (UFRGS)
Orientadora: Maria Cristina Leandro Ferreira
Análise do discurso e as relações de apropriação artística em ambiente virtual
Renan Belmonte Mazzola (UNESP)
O discurso fílmico e a produção de sentido e subjetividade
Renata Adriana de Souza (UEM)
A noção de autoria no universo discursivo virtual
Rosângela Leffa Behenck (UFRGS)
A crônica em muiltimeios: materialidades discursivas na contemporaneidade
Silvânia Siebert (UNICAMP/UNISUL)
Discurso policial: a subjetividade em boletins de ocorrência
Sérgio Nunes de Jesus (UFRGS)
Prefácios gramaticais pós-NGB - estabelecendo caminhos
Thaís de Araújo da Costa (UERJ)
Orientadora: Vanise Medeiros
Homossexualidade: quando o falar sobre se transforma em falar de si
Thiago Santos da Silva (UFSM)
Orientadora: Amanda Eloina Scherer
A evidencialidade e a construção de provas nos delitos de palavra: difamação e injúria
Valda de Oliveira Fagundes (UNICAMP)
O imagético e o linguístico funcionando como dispositivos que acionam uma memória social
Vanessa Diânifer Lopes Paula (UFSM)
Discurso jurídico penal no Brasil: crime, memória, poder
Vanice Sargentini (UFSCar)
O processo tradutório sob o olhar da Análise do discurso
Verli Fátima Petri da Silveira (UFSM)
Blogoes fera: um espaço possível pela altenância das funções autor/leitor
Viviane Barriquello Basso (UFRGS)
O processo de individualização do sujeito no discurso publicitário
Walkiria Aparecida David Silva (UNESP)